Abe pede que as pessoas evitem viajar durante as férias
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe repetiu seu apelo para que as pessoas evitem viajar durante as próximas férias, para evitar a propagação do coronavírus chinês da zona urbana para a zona rural.
Abe falou em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17), um dia depois da expansão do estado de emergência sobre o surto do coronavírus chinês em todo o país. A declaração abrangia Tóquio, Osaka e outras cinco prefeituras.
Abe disse que o número de novas infecções diárias ainda não diminuiu. Ele disse que Tóquio relatou uma alta diária de mais de 200 novos casos na sexta-feira, e que a situação é extremamente grave.
Abe estabeleceu, anteriormente, uma meta para que os cidadãos reduzissem o contato de pessoa a pessoa em 70 a 80% para diminuir o aumento das infecções.
Ele repetiu a mensagem, incitando as pessoas a ficarem em casa e limitar ao máximo o contato pessoal para proteger o sistema médico sobrecarregado e salvar vidas.
Nas férias do Japão, do final de abril até o início de maio, Abe disse que um fluxo de pessoas das cidades atingidas pelo vírus para as áreas rurais deve ser evitado, pois isso desencadearia o pior cenário possível de uma propagação “rápida por todo o país” do vírus chinês.
Abe disse que o estado de emergência foi expandido para todo o país especificamente para permitir que as autoridades regionais tomassem as medidas necessárias para evitar um afluxo de viajantes.
Abe também agradeceu aos médicos e enfermeiros que trabalham para salvar vidas. Ele disse que seu governo fará o melhor para melhorar suas condições, por exemplo, duplicando os honorários médicos pagos pelo sistema público de saúde do país.
- Banda alemã Backside of Richness revive demos dos anos 80 em novo lançamento - 14 de fevereiro de 2026 11:21 pm
- ONU denuncia massacre de 6 mil civis pelo RSF no Sudão - 14 de fevereiro de 2026 9:27 pm
- Japão prepara primeira estratégia nacional de inteligência - 14 de fevereiro de 2026 9:18 pm




















