Tailândia declara estado de emergência
O governo da Tailândia decidiu declarar estado de emergência de um mês para controlar a propagação do coronavírus chinês.
O decreto de emergência confere poderes às autoridades para impor o toque de recolher, proibir viagens e fechar edifícios. Também podem prender pessoas que não obedeçam às ordens.
O primeiro-ministro, Prayut Chan-o-cha, disse que o decreto entrará em vigor nesta quinta-feira (26). Ele disse que serão criados postos de verificação para examinar as pessoas que saem de Bangkok.
As autoridades já estão reforçando as medidas anti-vírus, incluindo o fechamento de instalações comerciais e escolas. As celebrações tradicionais do Ano Novo tailandês, previstas para o próximo mês, foram adiadas.
O anúncio acontece quando a Tailândia relatou três novas mortes na terça-feira (24), elevando o total para quatro. A contagem de infecções agora é de mais de 800.
Na vizinha Mianmar, os dois primeiros casos de infecção do país foram confirmados. O anúncio causou pânico nas compras em supermercados. Os infectados são cidadãos de Mianmar que regressaram recentemente dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.
Entretanto, na Índia, onde cerca de 500 casos foram confirmados, o governo impôs um bloqueio à maior parte do país. Está exortando as pessoas a se absterem de todas as viagens, exceto as essenciais. Os voos domésticos serão interrompidos a partir desta quarta-feira (25). As viagens de trens, ônibus de longa distância e chegadas de vôos internacionais já foram suspensas.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am