OMS: Europa agora é o centro da pandemia
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde – OMS, disse que o centro do surto do coronavírus chinês se deslocou da Ásia para a Europa.
O diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse numa coletiva de imprensa em Genebra na sexta-feira (13), que “a Europa se tornou agora o epicentro da pandemia”.
O especialista em emergências da OMS, Mike Ryan, destacou que as proibições de viagens são ineficazes.
Ryan disse que muitos países que têm proibições de viagem “acabam por importar casos de qualquer maneira”. Ele disse que “a detecção de casos, o isolamento e a obtenção de um número crescente de testes” são mais importantes.
A diretora técnica, Maria Van Kerkhove, disse que a OMS não é capaz de prever quando o surto global poderá atingir o auge.
Ela acrescentou: “O que temos de fazer é preparar-nos para qualquer cenário. A trajetória desta pandemia, a trajetória de cada epidemia em cada país está dependente das ações de cada país”.
Kerkhove referiu-se às medidas agressivas e abrangentes tomadas pela China, e disse que a abordagem ajudou o país a a atingir o ponto de virada no combate ao surto.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















