
EUA e Taliban assinam acordo para o fim da guerra
Dezoito anos de conflito no Afeganistão entre os Estados Unidos e os Talibans pode finalmente estar chegando ao fim. Os dois lados assinaram um acordo de paz com o objetivo de acabar com a guerra.
A assinatura teve lugar em Doha, no Qatar, neste sábado (29/2). É o primeiro acordo de paz desde que os EUA iniciaram operações militares no Afeganistão, após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.
O acordo exige a retirada total das tropas dos EUA e da OTAN do país no prazo de 14 meses, na condição de os Talibans se comprometerem contra o terrorismo.
O Secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo testemunhou a assinatura do acordo.
Pompeo disse: “Vamos observar atentamente o cumprimento dos compromissos por parte dos Talibans e calibrar o ritmo da nossa retirada de acordo com suas ações. É assim que vamos garantir que o Afeganistão nunca mais servirá de base para os terroristas internacionais”.
A administração do presidente americano Donald Trump comprometeu-se a pôr um fim ao conflito descrito como a guerra mais longa dos Estados Unidos.
O acordo levanta a esperança de paz no país, que tem sido dilacerado por décadas de conflito. O foco agora é o diálogo entre os Talibans e o governo afegão.
- Ucrânia adapta táticas militares para enfrentar frio extremo - 16 de fevereiro de 2026 5:25 pm
- Kim Jong Un usa famílias enlutadas por militares mortos na guerra Ucrânia-Russia para reforçar propaganda - 16 de fevereiro de 2026 5:20 pm
- Japão conquista duas medalhas no 10º dia dos Jogos - 16 de fevereiro de 2026 5:10 pm



















