29.2 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 3:44: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Coreia do Norte alega não ter casos de coronavírus e afirma que dominou o surto

A Coreia do Norte orgulha-se de não ter casos de COVID-19, mesmo quando seu vizinho ao norte, a China, já sofreu mais de 3.200 mortes devido à pandemia global.

Coreia do Norte alega não ter casos de coronavírus e afirma que dominou o surto

A Coreia do Norte orgulha-se de não ter casos de COVID-19, mesmo quando seu vizinho ao norte, a China, já sofreu mais de 3.200 mortes devido à pandemia global.

O ditador norte-coreano, Kim Jung Un, afirma que uma quarentena de 30 dias, uma fronteira fechada e a suspensão do comércio com a China tem mantido a nação livre do coronavírus.

Mas alguns especialistas acham que a alegação é apenas um acobertamento.

“É impossível para a Coreia do Norte não ter um único caso de coronavírus”, disse Jung H. Pak, ex-perito da CIA na Coreia do Norte, à Fox News. Pak disse que o descaramento irreal Kim Jong-un é, provavelmente, sua maneira de chamar a atenção para longe da economia da Coreia do Norte, das violações dos direitos humanos e de outros atos criminosos.

Líderes da maior cidade da Coreia do Norte, Pyongyang, afirmam que o país tem sido capaz de evitar infecções por coronavírus chinês, lutando pela “sobrevivência nacional”.

Oficiais na Coreia do Norte disseram que não encontraram infecções por coronavírus entre as mais de 5.400 pessoas que foram liberadas da quarentena.

O general Robert Abrams, comandante das Forças Armadas dos EUA na Coreia do Sul, aponta o baixo nível de atividade militar recente na Coreia do Norte como uma pista de que o coronavírus provavelmente infectou o país.

A woman has her temperature taken before boarding a flight at the Pyongyang International Airport in North Korea
Uma mulher tem a sua temperatura tomada antes de embarcar num voo no Aeroporto Internacional de Pyongyang, na Coreia do Norte.
A quarantine worker in Cheongdo county, South Korea stands at a screening center while spraying disinfectant
Um funcionário de quarentena, no condado de Cheongdo, Coreia do Sul, num centro de triagem pulverizando desinfetante

É uma nação fechada, então não podemos dizer enfaticamente que eles têm casos, mas estamos bastante certos de que têm”, disse Abrams.

Ele acrescentou: ‘O que eu sei é que as forças armadas deles estavam, basicamente, em um confinamento há cerca de 30 dias e só recentemente começaram novamente o treinamento de rotina. Por exemplo, eles não pilotaram um avião durante 24 dias’.

Alguns especialistas acreditam que o enorme problema de desnutrição da Coreia do Norte, que pode enfraquecer o sistema imunológico de muitos dos seus cidadãos, poderia contribuir para uma disseminação maciça do coronavírus. Mas o regime repressivo do país, ironicamente, poderia ajudar a conter a propagação da doença, qualquer que seja o número real.

“Não há preocupações com direitos humanos ou liberdade individual, provavelmente não há preocupação com pessoas morrendo de fome”, disse Thomas Byrne, presidente da Sociedade da Coreia, que leciona assuntos internacionais na Universidade de Columbia, à Bloomberg. “Eles podem realmente impor o distanciamento social.”

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que o país está preocupado com a suscetibilidade da população norte-coreana a infecções generalizadas.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img