Mídia internacional questiona o Japão sobre desembarque do Diamond Princess
A mídia internacional está expressando dúvidas e preocupações sobre o tratamento que o governo japonês está dando às pessoas que estão desembarcando no navio de cruzeiro Diamond Princess. O Japão está permitindo que essas pessoas utilizem o transporte público e retornem às suas casas.
As pessoas começaram a deixar o navio na quarta-feira e continuarão a desembarcar na quinta e sexta-feira.
O The New York Times publicou um artigo com um título, “Japan Lets Cruise Passengers Walk Free. Is That Safe?” (O Japão deixa os passageiros do cruzeiro andarem livres. Isso é seguro?”, relatando que muitos outros países além do Japão consideraram o período de quarentena dentro do navio ineficaz, e que os passageiros que voaram de volta para seus próprios países enfrentarão mais 14 dias de quarentena.
Citou um especialista da Austrália como apontando que pessoas que foram infectadas com o vírus, recentemente, podem desenvolver sintomas dentro de poucos dias, mesmo que o teste tenha sido negativo em um exame anterior.
A BBC realizou uma entrevista com um professor universitário japonês que apontou as inadequações das medidas de infecção tomadas no interior do navio.
A emissora pública britânica cita uma declaração dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, dizendo que um novo caso de infecção entre pessoas sem sintomas significa que o risco ainda é alto.
A BBC também disse que o governo sul-coreano proibiu estrangeiros a bordo do navio de cruzeiro de entrar no país.
A Reuters citou um especialista israelense como dizendo: “Como é que esta quarentena vai ser levantada quando há uma exposição praticamente contínua? Não faz sentido do ponto de vista epidemiológico”.
Citou as crescentes críticas ao governo japonês e disse: “O Japão enfrenta críticas cada vez mais profundas sobre sua resposta ao surto, manchando o que era suposto ser um ano olímpico triunfante para o primeiro-ministro Shinzo Abe”.
- Premiê tailandês promete apuração após queda de guindaste - 16 de janeiro de 2026 6:06 am
- Nikkei recua após renovar recordes históricos em Tóquio - 16 de janeiro de 2026 5:45 am
- Santuário em Kamakura realiza ritual de fogo de Ano Novo - 16 de janeiro de 2026 5:40 am
















