EUA dizem que forças apoiadas pelo Irã podem estar planejando um ataque
O Secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, disse aos jornalistas nesta quinta-feira (2), que o Irã ou as forças apoiadas pelo Irã podem estar planejando novos ataques e que os Estados Unidos podem ter de tomar medidas preventivas.
Ele disse que se os EUA receberem notícias ou outras indicações de ataques, tomarão medidas preventivas para proteger as forças norte-americanas e as vidas de cidadãos do país.
Os militares norte-americanos realizaram ataques aéreos contra locais no Iraque e na Síria ligados ao grupo militante Kataib Hezbollah, apoiado por Teerão, no final de dezembro.
Os EUA dizem que a ação foi em resposta a ataques que mataram um civil norte-americano e feriram soldados no Iraque.
Protestos violentos contra a embaixada dos EUA em Bagdá se seguiram na terça e quarta-feira, danificando o complexo.
Washington anunciou na terça-feira que cerca de 750 soldados serão enviados, imediatamente, para o Oriente Médio e que mais pessoal militar poderá ser destacado.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am