Presente de Natal da Coreia do Norte para os EUA pode ser um míssil de longo alcance
O comandante das Forças Aéreas dos EUA no Pacífico diz que a ameaça da Coreia do Norte de um “presente de Natal” para os Estados Unidos pode ser um míssil balístico de longo alcance.
O General Charles Q. Brown fez o comentário à mídia dos EUA nesta terça-feira (17).
Ele estava se referindo a um comentário feito pela Coreia do Norte no início deste mês, quando o país advertiu que cabe inteiramente aos EUA que tipo de “presente de Natal” que poderá receber.
A Coreia do Norte estabeleceu, unilateralmente, um prazo de fim de ano para os EUA levantarem as sanções ou fazerem outras concessões nas conversações bilaterais de desnuclearização.
Brown disse que a retórica de Pyongyang e uma série de testes nas últimas semanas sugerem que o país está se preparando para algo. Ele continuou, “O que eu esperaria é que algum tipo de míssil balístico de longo alcance fosse o presente”.
Brown acrescentou que há uma “variedade de coisas” que poderiam acontecer, dizendo que a Coreia do Norte poderia fazer um anúncio, mas não lançar um míssil.
Ele enfatizou a importância de manter um sistema de resposta rápida, dizendo que “nosso trabalho é apoiar os esforços diplomáticos” e “se os esforços diplomáticos caírem aos pedaços, temos que estar prontos”.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















