Jornais sul-coreanos saúdam as conversações Abe-Moon
Os jornais sul-coreanos deram ampla cobertura nesta quarta-feira (25), ao reinício das conversações diretas entre o presidente Moon Jae-in e o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe. Muitos expressaram opiniões positivas sobre o encontro.
Abe e Moon realizaram uma reunião oficial pela primeira vez em 15 meses, na terça-feira. O encontro foi realizado paralelamente a uma cúpula tripartite entre Japão, Coreia do Sul e China, na cidade chinesa de Chengdu.
O jornal Hankyoreh, de orientação reformista, fez uma manchete dizendo que Moon and Abe tinha aberto um caminho para uma “resolução baseada no diálogo”.
O jornal viu as conversações como um importante ponto de virada para melhores laços, dado o quão confrontacional a relação foi há um ou dois meses.
O conservador JoongAng Daily disse num editorial que o fato de se ter realizado uma reunião significava um progresso.
Embora observando que a reunião não produziu nenhum resultado concreto, disse que os dois líderes deveriam reunir-se em todas as oportunidades para discutir assuntos de interesse com mentes abertas.
O JoongAng Daily disse que o sentimento anti-japonês e o sentimento anti-coreano não devem ser usados na política interna de forma a prejudicar as relações bilaterais e os interesses nacionais.
Outro jornal conservador, Dong-A Ilbo, disse que a cúpula “deu o tom para diminuir as tensões”, mas os países “ainda têm um longo caminho a percorrer”. Ele prevê que os laços bilaterais podem se deteriorar ainda mais se Tóquio não atender o pedido de Seul de flexibilizar seus controles de exportação para os níveis originais.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















