Governo japonês planeja orçamento recorde de defesa para o ano fiscal de 2020
O Japão deverá aumentar seu orçamento da defesa pelo oitavo ano consecutivo, para um recorde de 5,3 trilhões de ienes, ou cerca de 48,6 bilhões de dólares.
O Gabinete aprovou nesta sexta-feira (20), o plano de orçamento do governo para o ano fiscal que começa em abril próximo.
O orçamento da defesa é de cerca de 510 milhões de dólares superior ao orçamento inicial para o ano fiscal atual.
Cerca de 23,4 bilhões de dólares serão destinados a gastos no ano fiscal de 2021 ou posterior. O valor inclui 100 milhões de dólares em taxas de projeto para um caça furtivo de próxima geração que deverá suceder ao modelo F-2 usado pela Força Aérea de Autodefesa.
Também estão sendo alocados fundos para remodelar a maior embarcação da Força de Autodefesa Marítima, o Izumo, em um porta-aviões de fato.
O custo de aquisição de seis caças F-35B de fabrico norte-americano também está incluído no orçamento. Estes F-35 estão previstos para uso no renovado Izumo.
As compras directas de equipamento de defesa do governo dos EUA estão previstas para atingir cerca de 4,3 mil milhões de dólares. Esse é o terceiro valor mais alto de sempre, mas é inferior ao valor recorde do ano fiscal atual.
- Ishiba e Modi reforçam parceria econômica em Tokyo - 29 de agosto de 2025 10:00 am
- Ataque russo em Kyiv mata 22 pessoas, incluindo crianças - 29 de agosto de 2025 9:55 am
- Japão aposta em profissionais indianos para suprir déficit em cuidados a idosos - 29 de agosto de 2025 8:38 am