Conselho de Segurança da ONU dividido quanto à abordagem aos testes de mísseis Coreia do Norte
O Conselho de Segurança das Nações Unidas continua dividido quanto à forma de como proceder aos repetidos testes de mísseis balísticos realizados pela Coreia do Norte.
Rússia e China enfatizam a importância do diálogo com Pyongyang, enquanto os Estados Unidos parecem favorecer uma postura mais firme.
Os membros do Conselho de Segurança da ONU reuniram-se na quarta-feira (11), a pedido dos Estados Unidos, na sequência do lançamento de mísseis balísticos pelo Norte em 28 de Novembro. Eles marcaram o 13º tal lançamento este ano.
A embaixadora dos EUA na ONU, Kelly Craft, disse que os testes de mísseis são uma clara violação as resoluções do Conselho de Segurança.
Ela advertiu à Coreia do Norte que o Conselho de Segurança agiria se Pyongyang não pusesse termo às suas provocações.
China e Rússia têm enfatizado a importância do diálogo com o Norte.
O embaixador russo da ONU Vassily Nebenzia disse que o diálogo é a única solução para a questão. Ele disse que nada pode ser alcançado através da imposição de sanções e exercer pressão.
Washington quer cooperar com os membros da ONU para ganhar vantagem nas negociações de desnuclearização com Pyongyang. Mas isso pode não ser fácil à medida que as diferenças entre os membros se tornam claras.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am