
Afegãos enlutados pelo médico japonês, Tetsuo Nakamura, que foi morto a tiros
Os habitantes locais estão de luto pela morte de Tetsu Nakamura, um médico japonês conhecido pelo seu trabalho no Afeganistão. Ele foi mortalmente baleado na quarta-feira.
Nakamura chefiou a organização não governamental Peshawar-kai, com sede em Fukuoka City, no oeste do Japão. Ele passou anos ajudando o povo do Afeganistão de muitas maneiras, inclusive construindo canais de irrigação.
A polícia na província afegã oriental de Nangarhar informou que o carro de Nakamura foi atacado por pistoleiros não identificados na capital da província de Jalalabad na quarta-feira.
Nakamura foi levado para um hospital local, mas posteriormente foi declarado morto.
A polícia local diz que mais cinco pessoas, incluindo o motorista e os guarda-costas de Nakamura, foram mortas no ataque.
Muitas pessoas acenderam velas e lamentaram pelo médico de 73 anos de idade em Jalalabad nesta quarta-feira.
Um fazendeiro disse que Nakamura havia, por muito tempo, fornecido assistência a eles para evitar que suas terras agrícolas fossem inundadas. Ele disse que lamenta muito saber da sua morte.
Até agora, ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque. Mas a polícia diz que o ataque foi, provavelmente, levado a cabo por três ou quatro homens que se dirigiram para o local da emboscada. Dizem que provavelmente fugiram de carro.
Comentam que o ataque pode ter sido premeditado.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am



















