Trump assina o projeto de lei pró-democracia de Hong Kong
O Presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um projeto de lei para apoiar os direitos humanos e a democracia em Hong Kong.
O projeto de lei visa verificar a possível perda de autonomia de Hong Kong pelo governo chinês, de acordo com o princípio “um país, dois sistemas”. Permitiria igualmente a imposição de sanções aos funcionários chineses envolvidos na repressão de Hong Kong.
O Senado dos EUA e a Câmara dos Deputados aprovaram o projeto de lei na semana passada. Trump assinou-o nesta quarta-feira (27).
Trump havia expressado algumas preocupações sobre complicar os esforços para chegar a um acordo comercial com a China.
Mas os membros do Congresso o exortaram a assinar a legislação, que ganhou apoio bipartidário esmagador em ambas as câmaras.
A China se opôs fortemente ao projeto de lei, chamando-o de interferência nos assuntos internos. Pequim convocou o embaixador dos EUA para protestar e ameaçou medidas de retaliação se o projeto se tornasse lei.
A legislação poderá afetar as conversações comerciais entre os EUA e a China.
Trump disse em uma declaração na quarta-feira que assinou a legislação por respeito ao presidente chinês Xi Jinping e ao povo de Hong Kong.
Ele disse que a legislação está sendo promulgada “na esperança de que os líderes e representantes da China e Hong Kong sejam capazes de resolver amigavelmente suas diferenças, levando à paz e prosperidade de longo prazo para todos”.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am