Hong Kong realiza eleições distritais
A população de Hong Kong está votando nas primeiras grandes eleições do território desde que os protestos pró-democracia eclodiram há mais de cinco meses. A NHK World’s Keiichi Takamura tem o seguinte relatório sobre o que esperar da votação vigiada de perto.
Um número recorde de pessoas – cerca de 4,1 milhões – estão registradas para votar nas eleições do Conselho Distrital de Hong Kong. Os residentes começaram a votar neste domingo (24) de manhã.
Um dos eleitores observou que Hong Kong tem muitos problemas, acrescentando: “Gostaríamos de votar pelo nosso direito à democracia.
Um total de 452 assentos estão sendo disputados em 18 distritos. Os vereadores pró-Pequim ocupam, atualmente, cerca de 70% dos assentos. Mas o lado pró-democracia ganhou força com os protestos e espera conquistar a maioria.
Os conselheiros distritais têm um papel limitado na política do território. Mas eles têm um papel importante na escolha do chefe do executivo, que não é eleito diretamente pelos moradores.
A atual Chefe do Executivo, Carrie Lam, está sob pressão para pôr fim a meses de manifestações, que se tornaram cada vez mais violentas.
As eleições são vistas como um referendo sobre os protestos, a resposta do governo a eles e o futuro de Hong Kong. Os resultados são esperados na segunda-feira.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















