Cúpula entre Japão e Coreia do Sul poderá ocorrer no próximo mês
Os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Coreia do Sul concordaram em começar a coordenar um possível fórum entre os seus líderes, a realizar-se no próximo mês.
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Toshimitsu Motegi, e sua homóloga sul-coreana, Kang Kyung-wha, reuniram-se por cerca de 30 minutos na cidade japonesa de Nagoya, à margem da reunião ministerial do G20 no sábado.
Os dois se encontraram um dia depois que Seul informou a suspensão da notificação para terminar o pacto de compartilhamento de inteligência militar com o Japão, conhecido como GSOMIA, horas antes que fosse expirado.
Motegi e Kang confirmaram a importância da parceria Japão-Coreia do Sul, e a parceria tripartite com os Estados Unidos, na abordagem das questões norte-Coreanas. Acordaram, igualmente, em dialogar sobre o reforço dos controles das exportações de materiais de alta tecnologia do Japão para a Coreia do Sul.
Acordaram em tentar organizar uma reunião entre o Primeiro-Ministro japonês Shinzo Abe e o Presidente sul-coreano Moon Jae-in à margem da cúpula tripartite Japão-China-Coreia do Sul prevista para Dezembro.
Os dois ministros, porém, não fizeram progressos na questão da compensação trabalhista do tempo da Segunda Guerra Mundial.
Motegi apontou para o processo em andamento na Coreia do Sul da venda de ativos apreendidos de empresas japonesas.
Ele advertiu que a relação bilateral seria ainda mais prejudicada se os ativos fossem vendidos, instando Seul a corrigir a situação. Tóquio considera o processo como uma violação do direito internacional.
Mas Kang disse que seu governo continuaria a respeitar a decisão dos tribunais do país.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am