Coreia do Sul pede ao Japão para compartilhar informações de mísseis
O ministro da Defesa da Coreia do Sul informou que seu país pediu ao Japão para compartilhar informações sobre o disparo do que parece ser um míssil balístico lançado por um submarino pela Coreia do Norte.
Jeong Kyeong-doo foi questionado se a Coreia do Sul fez o pedido ao Japão, em uma comissão no parlamento na quarta-feira (2).
Jeong disse que recebeu um relatório dizendo que o Japão não fez um pedido, mas que a Coreia do Sul fez, com base no Acordo Geral de Segurança de Informações Militares, ou GSOMIA.
A Coreia do Sul, em agosto, decidiu terminar o pacto de compartilhamento de inteligência que expirará em 23 de novembro.
Fontes do Ministério da Defesa sul-coreano dizem que é a primeira vez que a Coreia do Sul pede que as informações sejam compartilhadas desde que decidiu cancelar o pacto.
Os Estados Unidos exortaram a Coreia do Sul a retirar a sua decisão.
Mas a Coreia do Sul diz que não o fará, a menos que o governo japonês retrate seus controles de exportação mais rígidos.
- Visita aos túmulos marca feriado de Bon em Kirishima depois de fortes chuvas - 14 de agosto de 2025 1:24 am
- Pesquisa NHK mostra que 49% apoiam permanência de Ishiba como primeiro-ministro - 14 de agosto de 2025 12:44 am
- Relatório anual de Direitos Humanos dos EUA reduz críticas a Israel e amplia foco no Brasil - 14 de agosto de 2025 12:39 am