
Intensificam protestos em Hong Kong
Os protestos em Hong Kong intensificaram-se no período que precede o 70º aniversário da fundação da República Popular da China, nesta terça-feira (1/10).
As pessoas que participaram da manifestação no domingo (29), fizeram origamis de cegonhas, desfilando com bandeiras de outros países como Estados Unidos e Japão, na esperança de ganhar apoio internacional.
Alguns manifestantes violentos lançaram bombas incendiárias e queimaram placas de congratulações pelo 70º dia nacional. Outros depredaram os caixas automáticos de um banco chinês.
A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar as multidões. Também detiveram vários manifestantes.
Foi relatado que 25 manifestantes haviam sido levados ao hospital até domingo à noite.
A mídia local relatou que vários homens, que se acredita serem policiais vestidos à paisana, foram cercados por manifestantes e um deles disparou um tiro de advertência.
Há manifestações planejadas para esta segunda-feira e ativistas estão pedindo a adesão de escolas e locais de trabalho. Uma corrente humana também está planejada.
Os ativistas pró democracia estão planejando uma manifestação em massa para terça-feira, apesar das objeções da polícia. É provável que mais confrontos ocorram.
As manifestações começaram em junho para protestar contra um projeto de lei que teria permitido que suspeitos fossem enviados à China continental para julgamento.
As manifestações continuaram mesmo depois que o governo de Hong Kong anunciou a retirada formal do controverso projeto de lei no início deste mês.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















