Bolo de chocolate com café e whisky

Adoro esse bolo! Além da maravilhosa combinação dos três primeiros ingredientes, ele tem uma consistência densa e úmida similar ao brownie – de que também gosto muito. O bolo pode ser consumido puro e também regado com uma especial calda de whisky que eu não poderia deixar de registrá-la aqui – A escolha é preferêncial..!

Ingredientes:
Para o bolo:
1 xícara (90 g) de chocolate em pó
1 ⅓ de xícara (325 ml) de café coado forte
⅓ de  xícara (75 ml) de whisky
1 xícara (170 g) de açúcar mascavo
¾ de xícara ( 150 g) de açúcar granulado (uso açúcar orgânico)
1 ½ tablete (150 g) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de chocolate em pó misturado com 1 colher (sopa) de farinha de trigo (para polvilhar)
2 xícaras (280 g) de farinha de trigo
1 ½ colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de essência de baunilha ou café (opcional)
Para a calda
1 xícara (200 g) de açúcar granulado (uso açúcar orgânico)
2 xícaras (500 ml) de água misturada com 2 colheres (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de maisena
4 colheres (sopa) de leite evaporado ou creme de leite
2 colheres (sopa) de whisky ou rum

Modo de Preparo:
Bolo: Em uma panela média, coloque o chocolate, o café, o whisky e os açúcares e leve ao fogo moderado. Quando dissolver, acrescente a manteiga. Mexa até derreter. Transfira a mistura para a tigela grande da batedeira e deixe esfriar, mexendo de vez em quando.

Preaqueça o forno a 325°F (165°C).  Unte bem uma forma decorada ou lisa de 24 cm de diâmetro. Polvilhe-a com  a mistura de chocolate em pó, com farinha de trigo e sacuda para retirar o excesso; deixe de lado. Sobre uma tigela média, peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal, e também deixe de lado.

Quando a mistura de chocolate com café  já estiver fria, acrescente nela os ovos, a baunilha e bata bem em velocidade média. Adicione os ingredientes secos peneirados e bata em velocidade baixa somente até os ingredientes se juntarem. Você deverá obter uma massa mole com inúmeras bolhas de ar na superfície; despeje-a na forma preparada.

Asse por 40 – 50 minutos ou até que, enfiando um palito no centro, ele saia levemente umedecido. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo.

Sirva inteiro ou em fatias.

Calda: em uma panela pequena, coloque o açúcar e leve ao fogo moderado até caramelar. Reduza a chama e, aos poucos, acrescente a àgua com limão. Deixe ferver até o açúcar dissolver completamente. Em uma tigela pequena, misture a maisena com o leite e junte, aos poucos, à calda quente, mexendo sem parar. Cozinhe, em fogo baixo, por 2 minutos. Retire do fogo, adicione o whisky e misture.
Sirva morna com o bolo.

Rendimento: 10 a 12 porções

Sugestão: Embrulhe o bolo frio em filme plástico e guarde-o em lugar fresco e arejado por até 2 dias, para acentuar o sabor. Pode também ser conservado na geladeira por até 5 dias.

Dica: Chocolate em barra picado, substitui o chocolate em pó, ou você poderá fazer uma mistura dos dois. O whisky pode ser substituído por rum claro, e  o café coado por café solúvel. A sobra do leite evaporado pode ser fazer congelada em vasilha ou saco plástico por até um mês.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.