Ministro da Defesa confirma o lançamento de mísseis norte-coreanos
O Ministro da Defesa do Japão, Takeshi Iwaya, relata que a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos na manhã deste sábado (24). Disse também que a notificação da Coreia do Sul de que terminará um pacto de compartilhamento de inteligência com o Japão não afetou a coleta de informações de Tóquio sobre o lançamento.
Em entrevista aos repórteres neste sábado, no Ministério da Defesa em Tóquio, Iwaya disse que os mísseis foram lançados do leste da península coreana entre 6h44 e 7h01 da manhã.
Iwaya ressaltou que os recentes lançamentos de mísseis da Coreia do Norte são um sério desafio para a comunidade internacional e uma clara violação das resoluções da ONU.
Disse, também, que Tóquio reunirá e analisará as informações disponíveis e continuará sua vigilância.
O último lançamento ocorre um dia depois que a Coreia do Sul notificou o Japão de sua decisão de acabar com o Acordo de Segurança Geral de Informações Militares, ou General Security of Military Information Agreement – GSOMIA.
Iwaya disse que a Coreia do Norte deve estar observando de perto a situação regional e pode ter tentado pegar outros desprevenidos.
Perguntado se a notificação da Coreia do Sul teve algum impacto na coleta e análise de informações do Japão para o último lançamento, Iwaya disse que não teve.
Ele disse que o pacto será efetivo até novembro. Manifestando esperança de que a cooperação com a Coreia do Sul, bem como a cooperação trilateral com os Estados Unidos, seja mantida. Afirmou que espera transmitir o seu desejo à Coreia do Sul.
- Japão deve firmar mais de 300 acordos com países africanos - 19 de agosto de 2025 2:52 am
- Yokohama reforça segurança antes da conferência TICAD - 19 de agosto de 2025 1:25 am
- Putin quer rendição total da Ucrânia, dizem analistas - 19 de agosto de 2025 1:13 am