
Ativistas em Hong Kong exigem liberação de funcionário do consulado britânico
Um grupo de manifestantes em Hong Kong mobilizou-se para exigir do Governo britânico a libertação de um funcionário do consulado geral do Reino Unido no território, que se encontra detido na China continental.
Simon Cheng, um cidadão de Hong Kong, foi em uma viagem de negócios para a cidade vizinha de Shenzhen em 8 de agosto e não mais retornou.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse, nesta quarta-feira (21), que Cheng está sob detenção administrativa pelo que chamou de violação da lei de segurança pública.
Dezenas de pessoas, incluindo os amigos de Cheng e aqueles que responderam aos apelos das redes sociais, reuniram-se diante do consulado geral britânico no mesmo dia.
Eles leram uma declaração pedindo ao governo britânico que intensifique os esforços para garantir a libertação de Cheng.
Os manifestantes entregaram uma petição aos funcionários do consulado, e então eles apareceram diante da mídia, gritando “salve Simon agora”.
Um amigo de Cheng, que organizou a manifestação, disse que está muito preocupado, pois não faz ideia por que Cheng está em detenção administrativa.
Ele acrescentou que quer buscar o apoio da comunidade internacional para libertar Cheng e proteger a segurança dos cidadãos de Hong Kong.
Em 2015, as autoridades chinesas detiveram pessoas ligadas a uma livraria de Hong Kong que vendia títulos críticos do Partido Comunista da China.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















