
14 mortos em ataques de militantes étnicos em Myanmar
Insurgentes das minorias étnicas de Myanmar atacaram cinco locais no leste do país, deixando 14 pessoas mortas e quatro policiais desaparecidos.
O exército de Myanmar informa que os ataques ocorreram no estado de Shan e em outros lugares nesta quinta-feira (15). Os alvos incluíam uma academia militar.
Um vídeo, que se acredita ter sido filmado e postado online por militantes, mostra homens armados atirando em várias pessoas.
Uma coalizão de grupos armados, exigindo maior autonomia, emitiu uma declaração reivindicando responsabilidade pelos ataques.
A declaração dizia que os grupos lançaram os ataques porque os militares e a polícia de Myanmar estavam intensificando operações ofensivas e repressão em áreas onde vivem as minorias.
Os militares relatam que os atacantes destruíram equipamentos usados para impedir o tráfico de drogas ilegais. Acrescenta que isso indica que os militantes querem continuar com o comércio.
O governo de Myanmar dá prioridade máxima à paz com unidades armadas de minorias étnicas. Mas as negociações entre os dois lados não fizeram o progresso que o governo esperava.
- Rússia indica agenda ampliada para nova rodada de negociações trilaterais - 17 de fevereiro de 2026 8:15 pm
- TEPCO retoma transmissão de energia em usina de Niigata - 17 de fevereiro de 2026 8:08 pm
- Japão amplia apoio ao Sudeste Asiático contra crimes transnacionais - 17 de fevereiro de 2026 8:03 pm



















