Japão suspende a busca por caça F-35 desaparecido
O ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya, informa que o ministério terminou uma grande operação de busca por um caça F-35, que caiu no norte do Japão há dois meses. Ele também indicou que outros F-35, atualmente pousados nas bases aérea do país, retomariam os vôos assim que sua segurança fosse garantida.
O avião de combate furtivo desaparecido, que foi adquirido nos Estados Unidos, caiu nas águas da Prefeitura de Aomori em 9 de abril. Apenas peças do motor e da asa principal foram recuperadas até agora. O piloto e a caixa preta ainda não foram localizados.
Iwaya disse aos repórteres, nesta terça-feira (4), que as operações de busca na área onde os destroços foram encontrados foram canceladas na segunda-feira, acrescentando que as autoridades acreditam ser improvável que mais peças da aeronaves sejam recuperadas e que possam oferecer pistas sobre o destino do avião.
No entanto, ele disse que uma busca em escala reduzida, em uma área mais ampla, continuaria, sugerindo a importância de manter as tecnologias altamente confidenciais da aeronave em segredo.
Iwaya também mencionou se a frota restante de 12 caças F-35 do Japão retornaria ao ar. Ele disse que as autoridades têm feito um progresso constante na análise das causas do incidente.
Ele acrescentou que esperam retomar os vôos depois de identificar a causa do incidente, tomar as contra-medidas necessárias e garantir a segurança da aeronave.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















