Japão enviará navio-patrulha para ilhas disputadas com China
Japão implantará o seu mais novo navio-patrulha, com dois helicópteros a bordo, na ilha de Ishigaki, localizada perto das ilhas Senkaku, disputadas por Tóquio e Pequim, informou o jornal japonês.
De acordo com o jornal Sankei, com citações de fontes do governo, a nova embarcação mede 15 metros de comprimento e tem um deslocamento de 6.500 toneladas.
A embarcação estará à disposição do serviço de segurança marítima, que também desempenhará missões de proteção fronteiriça no Japão em 2021.
Um dos principais motivos para essa decisão foi o fato de navios chineses de grande porte aparecerem diariamente na região das ilhas disputadas durante 63 dias consecutivos.
Devido ao afastamento das ilhas do continente japonês, a segurança marítima carece, frequentemente, de recursos para o patrulhamento, sendo que o ponto de contato mais próximo se situa na ilha de Ishigaki, a 170 km das ilhas Senkaku.
A publicação observa que o serviço de segurança marítima japonês tem apenas 67 navios com deslocamento de mais de mil toneladas, enquanto que a China tem 145 navios deste tipo.
Até 2022, o governo do Japão pretende reforçar as missões de proteção marítima, equipando a sua força naval com quatro navios-patrulha ultramodernos com helicópteros a bordo, quatro navios-patrulha de grande porte e seis caças.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am