Trump insinua em declarar “emergência” para construir o muro.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que poderia exercer seu poder executivo para declarar uma emergência e construir o muro ao longo da fronteira com o México, mesmo que as negociações com os democratas fracassem.
A paralisação parcial do governo continua, com legisladores republicanos e democratas fracassando, até o momento, para chegar a um consenso sobre o financiamento de sua construção, conforme solicitado pelo presidente.
Trump realizou uma coletiva de imprensa na Casa Branca neste domingo (6), na qual criticou os democratas por sua firme oposição à construção.
Ele disse que o muro é necessário e que está decidido a vencer essa batalha por causa da segurança nacional dos EUA.
Trump argumentou que os imigrantes ilegais podem ameaçar a segurança nacional, se as negociações com os democratas falharem.
Ele acrescentou que poderia declarar emergência nacional, dependendo de como a situação se desenvolva nos próximos dias.
No final de semana, os líderes democratas e republicanos mantiveram conversações sobre a paralisação parcial do governo, eles, porém, não conseguiram alcançar um avanço no impasse.
Nestas circunstâncias, a afirmação linha-dura de Trump é vista como um meio de pressionar os democratas.
Durante a coletiva de imprensa de domingo, Trump também se referiu às conversações nucleares entre os EUA e a Coreia do Norte, que vêm sendo duras.
Ele disse que os dois lados estão combinando possíveis locais para uma segunda rodada de negociações bilaterais, sustentando que a mesma está indo bem.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















