
NHK: 5 pessoas são presas no Brasil pelo colapso de barragem.
A polícia do Brasil prendeu cinco pessoas em conexão com o colapso devastador de uma barragem em uma mina de minério de ferro.
A ruptura da barragem ocorreu na sexta-feira (25), na cidade de Brumadinho, no sudeste de Minas Gerais. Pelo menos 84 pessoas foram confirmadas mortas e 276 outras estão desaparecidas.
As cinco detenções foram feitas nesta terça-feira (29), por suspeita de negligência na gestão de segurança. entre eles estão funcionários de uma empresa que inspecionou a barragem há vários meses.
A barragem foi construída pela mineradora brasileira Vale SA. Outra barragem no mesmo estado, também construída pela Vale, entrou em colapso em 2015, matando 19 pessoas.
A empresa emitiu um comentário dizendo que vai cooperar com a investigação.
O colapso da barragem provocou uma torrente de lama e minério de ferro que atingiu a cidade a jusante, enterrando casas, hotéis e escritórios da Vale. A operação de resgate está enfrentando dificuldades.
O governo brasileiro informa que a Vale é responsável pelo incidente e planeja usar cerca de 2,7 bilhões de dólares dos ativos da empresa, que bloqueou para apoiar os residentes.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















