Tsunami na Indonésia foi provocado por colapso de vulcão.
Pesquisadores japoneses dizem que o tsunami de sábado (22), na Indonésia foi desencadeado por parte de um vulcão que desabou no oceano, de acordo com análises de imagens de satélite.
Pesquisadores da Autoridade de Informação Geoespacial do Japão estudaram mudanças topológicas na ilha de Krakatoa. Eles compararam imagens feitas em agosto do ano passado pelo Satélite de Observação Avançada de Terra-2, conhecido como Daichi-2, com as capturadas na segunda-feira.
O estudo revelou mudanças topológicas significativas no sudoeste da ilha, tais como linhas de costa desfocadas e o desaparecimento da cratera – todos indicativos de colapso do setor vulcânico.
O professor emérito Toshitsugu Fujii, da Universidade de Tóquio, disse que isso é evidência de que o tsunami foi causado por uma avalanche de detritos no oceano como resultado do colapso do setor vulcânico.
Ele diz que o vulcão foi formado ao longo de um período relativamente curto, de 100 anos, e pode ser frágil como resultado.
Ele diz que a atividade vulcânica continuada pode levar a ondas mais mortais e diz que as pessoas devem permanecer vigilantes.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















