0.3 C
Kóka
sábado, 27 dezembro, 2025 5:34: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Japão notifica oficialmente os EUA da saída da Comissão Baleeira Internacional

O governo japonês notificou, oficialmente, o governo dos EUA de sua retirada da Comissão Baleeira Internacional. Os EUA estão encarregados de aceitar pedidos de adesão ou retirada da organização.

spot_img

Japão notifica oficialmente os EUA da saída da Comissão Baleeira Internacional.

O governo japonês notificou, oficialmente, o governo dos EUA de sua retirada da Comissão Baleeira Internacional. Os EUA estão encarregados de aceitar pedidos de adesão ou retirada da organização.

A ação permitirá ao Japão se retirar oficialmente da IWC no final de junho. O Japão planeja retomar a caça comercial a partir de julho.

Yoshihide Suga, secretário-geral do Gabinete, disse que o Japão tem procurado maneiras de promover a caça sustentável à baleia por mais de 30 anos, mas não conseguiu encontrar um terreno comum com os países anti-caça às baleias. Ele disse que o resultado da reunião geral da IWC, em setembro, deixou claro que era impossível preencher a lacuna entre os países pró e anti-caça no fórum.

Suga disse que o Japão caçará baleias apenas em suas águas territoriais e zonas econômicas exclusivas e não caçará no Oceano Antártico e em outras partes do hemisfério sul.

Ele também disse que o Japão usará o método da IWC para calcular as cotas para determinar o número de baleias capturadas.

O Japão suspendeu a caça comercial em 1988, de acordo com uma moratória da IWC de 1982. O país atualmente captura baleias apenas para fins de pesquisa.

O Japão propôs a retomada da atividade comercial baleeira mais de 20 vezes nos últimos anos, alegando que o número de algumas espécies se recuperou. Mas essas tentativas foram bloqueadas por nações anti-baleeiras.

A saída do Japão da IWC deverá causar reações severas em todo o mundo. O governo está planejando enviar delegações para alguns países anti-caça à baleia para buscar sua compreensão.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK World

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img