Governo japonês deverá banir o uso de produtos das gigantes de telecomunicações da China.
O governo do Japão decidiu revisar seus procedimentos para a compra de equipamentos de telecomunicações, uma medida que, efetivamente, excluiria os gigantes das telecomunicações chinesas.
As autoridades responsáveis pela segurança cibernética em cada ministério e agência tomaram a decisão em uma reunião nesta segunda-feira (10), para evitar vazamentos de dados em ataques cibernéticos.
Até agora, o governo comprou equipamentos de telecomunicações baseados unicamente no preço. Mas a partir do ano fiscal que começa em abril próximo, as autoridades devem levar em conta os riscos de segurança nacional, pois os produtos podem ser programados com funções maliciosas no processo de desenvolvimento e produção.
Yoshihide Suga, secretário-geral do gabinete, disse a repórteres que é crucial bloquear equipamentos que possam ajudar hackers a roubar e destruir dados ou prejudicar sistemas de informação.
Suga disse que a medida não pretende excluir empresas ou equipamentos específicos.
Ele acrescentou que a China entrou em contato com o Japão por meio de canais diplomáticos após a divulgação da mudança. Ele disse que o governo explicou a importância da segurança cibernética para o lado chinês e disse que as medidas serão tomadas de acordo com as regras internacionais.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















