Japão aumentará o uso de reconhecimento facial em aeroportos.
Autoridades de imigração japonesas estão expandindo o uso de sistemas de reconhecimento facial nos aeroportos. Eles dizem que a tecnologia melhorará a segurança e a eficiência.
Oficiais do Aeroporto Internacional de Narita, perto de Tóquio, começaram a usar portões de embarque com o sistema nesta quarta-feira (2), para viajantes japoneses que deixam o país.
Narita e outros quatro aeroportos internacionais no Japão já usavam os portões, para viajantes japoneses, que chegavam. Mas Narita é o primeiro a usá-los para cidadãos que saem.
Os portões se abrem automaticamente quando uma fotografia, tirada no local, coincide com a imagem armazenada no chip do computador no passaporte do passageiro.
Autoridades de imigração dizem que os portões foram usados por cerca de 70% dos passageiros japoneses que retornaram nos cinco aeroportos internacionais em agosto.
Takashi Maruoka, do Departamento de Imigração do Distrito do Aeroporto de Narita, disse que: “as mudanças liberarão os oficiais para lidar com outras tarefas, incluindo a verificação de outros visitantes. Queremos tornar o processo de triagem mais suave para os viajantes”.
O Departamento de Imigração diz que irá começar a usar os portões de embarque com reconhecimento facial para a triagem de viajantes estrangeiros de saída, até março de 2020.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm






















