
Sobe para 42 o número de vítimas fatais no terremoto de Hokkaido.
O número de vítimas fatais do poderoso terremoto desta quinta-feira (6), subiu para 42. Além das mortes, o governo japonês informa que mais de 650 pessoas ficaram feridas.
O terremoto de magnitude 6,7 aconteceu na manhã de quinta-feira. O epicentro foi perto da cidade de Atsuma, onde muitas das fatalidades foram causadas por deslizamentos de terra.
O primeiro ministro Shinzo Aben no domingo (9), visitou a cidade para oferecer seus pêsames. Ele foi informado pelas autoridades locais sobre os danos do terremoto.
Abe visitou, anteriormente, a maior cidade de Hokkaido, Sapporo. Ele inspecionou a região de Kiyota na cidade, onde a liquefação do solo fez com que as casas se inclinassem e as estradas desabassem.
Autoridades em Hokkaido informaram que até domingo à noite havia cerca de 2.600 pessoas em abrigos de evacuação. A quantidade de edifícios destruídos é de pelo menos 70.
O transporte público está sendo restaurado gradualmente. Alguns trens expressos interurbanos entraram em serviço na manhã deste domingo.
Espera-se que a distribuição de mercadorias melhore à medida que os serviços de trens de carga também sejam retomados no domingo.
Porém, os moradores podem ter que lidar com a instabilidade da energia elétrica. A Hokkaido Electric Power Company foi forçada a fechar a maior usina termelétrica na prefeitura depois do terremoto, e diz que o reinício pode levar mais de uma semana.
A Agência de Recursos Naturais e Energia está pedindo as casas e empresas que economizem energia, desligando as luzes e desconectando os aparelhos eletrodomésticos quando não estiverem em uso.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm





















