Primeiros-ministros do Japão e Coreia do Sul confirmam cooperação na desnuclearização da Coreia da do Norte.
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o primeiro-ministro sul-coreano, Lee Nak-yon, confirmaram que trabalharão juntos para a desnuclearização da Coreia do Norte.
Os dois líderes se reuniram nos bastidores do Fórum Econômico Oriental na cidade russa de Vladivostok, nesta terça-feira (11).
Abe disse que a paz e a estabilidade regionais devem ser realizadas através da completa desnuclearização da Coreia do Norte. Disse ainda que espera continuar trabalhando de perto com a Coreia do Sul e os Estados Unidos.
Lee respondeu que a Coreia do Sul nunca se esqueceu de que a sincera cooperação global é necessária para alcançar a desnuclearização na península coreana.
Lee também expressou a esperança de que algum progresso seja feito em direção à paz e à desnuclearização na península, na cúpula entre Coreias, marcada para 18 de setembro.
Ele disse que as conversações também podem contribuir para a retomada do diálogo entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Ele acrescentou que seu país irá informar o Japão sobre cada novo desenvolvimento entre as duas Coreias.
Abe observou que é extremamente importante gerenciar questões difíceis para que o relacionamento entre o Japão e a Coreia do Sul avance. Ele estava, aparentemente, se referindo a questões bilaterais pendentes, incluindo o assunto das mulheres de conforto, da Segunda Guerra Mundial.
Lee respondeu que a Coreia do Sul espera cooperar em questões difíceis e ajudar a resolvê-las com prudência.
- Nevascas e ventos fortes devem atingir costa do Mar do Japão - 25 de dezembro de 2025 11:36 pm
- Críticos acusam UE de avançar em censura digital e tensionar aliados - 25 de dezembro de 2025 11:08 pm
- Governo japonês avalia recuperar itens de navio afundado na Segunda Guerra Mundial - 25 de dezembro de 2025 10:56 pm
















