Ícone do site Radio Shiga

Primeiros-ministros do Japão e Coreia do Sul confirmam cooperação na desnuclearização da Coreia da do Norte

Image © (Primeiro-ministro da Coreia do Sul, Lee Nak-yon e seu homólogo do Japão, Shinzo Abe / Reprodução / via NHK World) Sep/2018

Primeiros-ministros do Japão e Coreia do Sul confirmam cooperação na desnuclearização da Coreia da do Norte.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o primeiro-ministro sul-coreano, Lee Nak-yon, confirmaram que trabalharão juntos para a desnuclearização da Coreia do Norte.

Os dois líderes se reuniram nos bastidores do Fórum Econômico Oriental na cidade russa de Vladivostok, nesta terça-feira (11).

Abe disse que a paz e a estabilidade regionais devem ser realizadas através da completa desnuclearização da Coreia do Norte. Disse ainda que espera continuar trabalhando de perto com a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Lee respondeu que a Coreia do Sul nunca se esqueceu de que a sincera cooperação global é necessária para alcançar a desnuclearização na península coreana.

Lee também expressou a esperança de que algum progresso seja feito em direção à paz e à desnuclearização na península, na cúpula entre Coreias, marcada para 18 de setembro.

Ele disse que as conversações também podem contribuir para a retomada do diálogo entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Ele acrescentou que seu país irá informar o Japão sobre cada novo desenvolvimento entre as duas Coreias.

Abe observou que é extremamente importante gerenciar questões difíceis para que o relacionamento entre o Japão e a Coreia do Sul avance. Ele estava, aparentemente, se referindo a questões bilaterais pendentes, incluindo o assunto das mulheres de conforto, da Segunda Guerra Mundial.

Lee respondeu que a Coreia do Sul espera cooperar em questões difíceis e ajudar a resolvê-las com prudência.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile