Ícone do site Radio Shiga

Tóquio solicita cooperação da Rússia no caso dos sequestrados pela Coreia do Norte

Image © (Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e presidente da Rússia, Vladimir Putin / Reprodução / via Agência Sputnik) Aug/2018

Tóquio solicita cooperação da Rússia no caso dos sequestrados pela Coreia do Norte.

O Japão pediu apoio e cooperação da Rússia em relação a caso do sequestro de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte, afirmou um oficial do governo japonês nesta quarta-feira (1). A declaração foi dada após visita do ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Kono, a Moscou esta semana.

“A questão dos sequestros foi discutida durante os encontros. Pelo lado japonês, pedimos aos russos apoio e cooperação para resolver a questão. Nós acreditamos que obtivemos um bom entendimento do lado russo sobre essa questão”, informou o secretário de imprensa do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Takeshi Osuga durante um comunicado na embaixada japonesa de Moscou.

A oficial acrescentou que a questão dos cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte é algo tão importante para o Japão quanto o controle do programa de mísseis norte-coreano.

Entre os anos de 1983 e 1997, alguns cidadãos japoneses foram sequestrados por agentes da Coreia do Norte. A questão continua não resolvida continua sendo um impedimento nas relações bilaterais entre Tóquio e Pyongyang.

Durante o comunicado, o oficial japonês não forneceu maiores detalhes sobre os prospectos do encontro entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un. O encontro deve acontecer em setembro, na cidade russa de Vladivostok.

Abe também deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, durante o Fórum Econômico Oriental, em Vladivostok já no começo de setembro.

A Rússia convidou Kim a visitar o país e participar do Fórum, os norte-coreanos ainda não confirmaram a participação.

Informações divulgadas na impresa especularam que o governo japonês, representado por Shinzo Abe, aproveitaria a oportunidade para um encontro com Kim Jong-un.

Sair da versão mobile