4.3 C
Kóka
terça-feira, 23 dezembro, 2025 8:00: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA restauram sanções contra o Irã

Os Estados Unidos restaurarão as sanções contra o Irã que foram suspensas no acordo nuclear multilateral de 2015.

spot_img

EUA restauram sanções contra o Irã.

Os Estados Unidos restaurarão as sanções contra o Irã que foram suspensas no acordo nuclear multilateral de 2015.

O presidente Donald Trump anunciou, em maio, que os EUA sairiam do acordo nuclear. Na segunda-feira (6), Trump assinou uma ordem executiva para reintroduzir sanções econômicas ao Irã.

O primeiro conjunto de sanções entrará em vigor às 04:01 UTC desta terça-feira (7). Inclui os setores automobilístico e siderúrgico do Irã, bem como o comércio de metais preciosos. Qualquer empresa estrangeira ou instituição financeira que viole as sanções poderão ser punidas pelos EUA.

Altos funcionários do governo dos EUA disseram nesta segunda-feira (6), que pretendem modificar o comportamento do regime iraniano e esperar que o Irã se comporte como um país normal.

O segundo conjunto de sanções a serem reintroduzidas em novembro terá como alvo as transações relacionadas ao petróleo e visa cortar as exportações iranianas de petróleo bruto.

Governos e empresas de vários países, incluindo o Japão, estão sendo forçados a decidir se vão manter seus negócios com o Irã.

O Irã reagiu com força à ação dos EUA, ameaçando bloquear o Estreito de Ormuz, uma das principais rotas marítimas do petróleo.

O Corpo da Guarda Revolucionária do país realizou exercícios militares em águas próximas na semana passada.

A retomada das sanções dos EUA, provavelmente, aumentará as tensões entre os dois países e aumentará a incerteza no Oriente Médio.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img