Ayran Nicodemo apresenta composições do Prelúdio 21 na Cinelândia, com entrada gratuita

Ayran Nicodemo apresenta composições do Prelúdio 21 na Cinelândia, com entrada gratuita. No próximo sábado, dia 25, às 15h, o Centro Cultural da Justiça Federal receberá mais um convidado dentro da série Música do Presente, promovida pelo grupo de compositores Prelúdio 21. Desta vez, o jovem violonista Ayran Nicodemo subirá ao palco da Cinelândia para interpretar as peças compostas por seus integrantes Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas e Neder Nassaro – uma obra Sergio Roberto de Oliveira também será tocada, em sua memória. O concerto tem entrada gratuita.

 

Aos 11 anos de idade, Ayran foi com o pai ao Festival de Inverno em Ouro Preto para assistir a um concerto do violinista Edson Queiroz de Andrade, integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A paixão foi tão instantânea que decidiu que o que mais desejava era tocar violino. Foram meses de insistência até ganhar seu primeiro instrumento. O  mineiro de Belo Horizonte – MG, radicado no Rio de Janeiro, Ayran Nicodemo iniciou seus estudos de violino aos 13 anos, estudando na UFMG logo em seguida. Estudou por cinco anos com Edson Queiroz, o homem que o havia inspirado, entre curso de extensão e graduação”.

Ao se mudar para o Rio de Janeiro, Ayran passou a ser pupilo de Paulo Bosisio, que dedicou sua carreira totalmente ao ensino e difusão do instrumento no Brasil. Músico atuante no cenário brasileiro, Ayran é fascinado por música cigana, apesar de não possuir nenhuma descendência e antigo parceiro em toda a história do Prelúdio 21. Em 2010 e 2011 integrou como spalla e chefe de naipe a OSB Jovem, como também foi spalla e solista da Camerata Sinfônica do Rio de Janeiro em 2011 e 2012. Frequentemente colabora com as principais orquestras do Rio de Janeiro (Orquestra Petrobrás Sinfônica, OSB Ópera & Repertório e Orquestra Sinfônica Nacional).

Músico premiado, é compositor, professor, participa de várias master classes com profissionais de renome internacional.  Seu primeiro álbum de violino solo, Pedra Cigana foi lançado em 2014. Fascinado pela música e pela cultura cigana, das 8 faixas do disco, 7 são de sua autoria e uma releitura de “Hora de La Munte”, do folclore tradicional romeno. O CD foi produzido por Sergio Ribeiro de Oliveira (falecido em 2017).  Ayran é uma das promessas da música erudita nacional. Ganhou o primeiro violino do pai, aos 12 anos.

Prelúdio 21:
Compositores se reuniram em 1998 com o intuito de divulgar sua música e a música erudita contemporânea em geral, através da organização de recitais e de palestras abertas ao público com compositores brasileiros e estrangeiros para apresentarem seus trabalhos, visando o intercâmbio de experiências. De lá pra cá, o grupo amadureceu e se estabeleceu como um dos mais importantes grupos de música contemporânea do país, virando referência internacional.

Desde 2008, o Prelúdio 21 realiza sua série de concertos no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, com uma média de público de 70 pessoas por concerto, com um total de mais de 600 espectadores por temporada. A série se estabeleceu como a mais importante da música contemporânea brasileira. Neste ano, a série terá ainda outros oito concertos, sempre no último sábado de cada mês, às 15h, até novembro. Em dezembro, o concerto de encerramento será no segundo sábado do mês, dia 10.

A série se destaca como a única permanente de música contemporânea na cidade do Rio de Janeiro, e vem sendo considerada uma das mais importantes do Brasil. O grupo já foi objeto de artigo na revista científica “Hodie” (“Grupo Prelúdio 21 – Uma Perspectiva”) que estuda justamente sua série que acontece há 8 anos ininterruptos no Centro Cultural Justiça Federal. Em 2012, o grupo foi indicado ao Grammy Latino com o seu CD “Prelúdio 21 – Quartetos de Cordas”, na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

O grupo segue sua trajetória com importantes resultados já apresentados como temporadas com mais de 1000 espectadores e concertos em espaços como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Sala Cecília Meireles e Oi futuro, além da já consagrada série no Centro Cultural Justiça Federal.

SERVIÇO:
25/08 – Sábado – Prelúdio 21 convida Ayran Nicodemo – Horário: 15h
Centro Cultural Justiça Federal – Teatro – Av. Rio Branco, 241 – Centro
Tel. (21) 3261-2550 – Classificação Livre
Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora ante

Programa:
Neder Nassaro –  “Contra o tempo”
Alexandre Schubert – “Três Micropeças”
Marcos Lucas – “Ricercare”
José Orlando Alves – “Memorie II”
Caio Senna – “A escala espiral”
Sergio Roberto de Oliveira – “Enxergando Cores”

Facebook: https://www.facebook.com/preludio21/

Da Redação by Cleo Oshiro

https://youtu.be/O1gbz6pbxkQ

https://youtu.be/hSN9SecBzvo

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.