Tufão Jongdari poderá causar danos inesperados no Japão.
Um especialista em danos provocados pela chuva alertou que o tufão que está se dirigindo à ilha principal de Honshu, no Japão, poderia causar desastres em locais inesperados.
O professor emérito da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, Yoshiharu Ishikawa, disse que Jongdari não é um típico tufão. A tempestade deve tomar um rumo incomum para o oeste quando chegar perto de Honshu.
Ishikawa disse que o ar úmido das tempestades, normalmente, atinge as encostas do sudeste do país, causando fortes chuvas e deslizamentos de terra.
Mas Ishikawa acrescentou que o ar úmido do Jongdari deve fluir em direção a encostas orientais e áreas do interior, aumentando a possibilidade de chuvas fortes na região.
Ishikawa relata que esses lugares, geralmente, não recebem chuva forte, mas têm declives que podem desmoronar. Ele ressaltou que a chuva do Jongdari aumentará o risco de deslizamentos de terra.
Ishikawa alertou que o Jongdari também pode fazer com que os rios inundem áreas que geralmente são poupadas.
O professor alertou às pessoas que checassem as últimas informações sobre o tempo e evacuassem cedo, se necessário. Ele afirmou que a experiência não é um bom guia neste caso.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















