Solidariedade: a força da comunidade estrangeira no Japão.

Viviane Nagano, brasileira de Goiânia, no Japão há 20 anos, moradora na cidade de Otsu, capital da província de Shiga, encabeçou o movimento de arrecadação para as vítimas das inundações e deslizamentos de terra provocados pelas pesadas chuvas no início deste mês na região oeste do país.

Viviane Nagano, idealizadora do projeto

Ativista social e participante das comunidades católicas da cidade de Kusatsu, Shiga, e Iga, em Mie, Viviane, enquanto ouvia o noticiário sobre o desastre na região oeste do Japão, principalmente nas províncias de Hiroshima e Okayama, em decorrência das pesadas chuvas que castigaram o país no início do mês, teve a ideia de mobilizar a comunidade brasileira, peruana e japonesa para estar ajudando os milhares de evacuados que perderam tudo.

Segundo Viviane, o espírito cristão fez com que se sensibilizasse entrando em contato, pelas redes sociais, com todos os seus conhecidos.

O primeiro contato foi com o coordenador da igreja Católica de Kusatsu, Sr. Pedro, para que o mesmo disponibilizasse o local para armazenar as contribuições que chegavam.

Claudia e Luis Maruyama, proprietários do Mercado Ponto Br

Porém, a quantidade de contribuições superou as expectativas e Viviane entrou em contato com os proprietários do Mercado Ponto br, da cidade de Koka, Luis e Claudia Maruyama, para que estivessem recebendo e fazendo a triagem das doações, no que foi atendida e teve todo o apoio e colaboração do casal.

Como o volume de doações foi muito grande, e as mesmas precisariam ser transportadas por caminhão, que foi doado pela empresa Konishi, da cidade de Koka e também uma Van cargueira doada pela empresa Shinki, também de Koka; foram entregues na semana passada, dia 15, um total de 6 toneladas de produtos não perecíveis.

Porém, as doações continuavam a chegar, e desta vez Viviane conseguiu um caminhão de 13 toneladas através de seu irmão, que possui uma oficina mecânica, Imperio Garage, na cidade de Suzuka, província de Mie, que conhecia o Sr. Humberto, dono do caminhão, que o disponibilizou com o motorista e o combustível, para que estivessem fazendo a entrega dos produtos.

Esta semana, domingo (22), foram entregues 10 toneladas de produtos não perecíveis para os atingidos pela tragédia causada pelas fortes chuvas no início do mês, totalizando cerca de 16 toneladas de arrecadação em duas semanas.

Sempre fazendo “lives” pela rede social facebook, para prestar contas do que estava fazendo, inclusive na hora da entrega dos produtos, Viviane teve um grande alcance, e, desta vez chegaram doações das províncias de Shizuoka, Aichi e Mie, além, é claro da província de Shiga.

As doações são entregues na prefeitura da cidade de Soja, Okayama, que se responsabiliza pela distribuição, a todos os necessitados, principalmente para os que estão em abrigos provisórios, independente de nacionalidade. O Sr. Shun Tan, de pai chinês e mãe brasileira, funcionário da prefeitura, está ajudando na recepção e distribuição.

Segundo Viviane, “nós sabemos que o governo japonês dará auxílio aos desabrigados, porém, essa ajuda, muitas vezes, costuma ser lenta, e quem precisa, precisa pra agora. O brasileiro é antes tudo solidário, temos alguns maus exemplos na comunidade, como em todos os lugares, porém, com atitudes como esta, o povo japonês consegue entender a gratidão que temos por estamos vivendo neste país, que não estamos aqui somente para ganhar dinheiro, mas para viver em comunidade e nos ajudarmos mutuamente.”

“Agradecimentos ao Mercado Ponto br, Infinity Service, Konishi, Tasco, Goshin, Aitem, Tropical Queijos, pessoal de Yokkaichi e Toyohashi, pessoal do vôlei de Shiga, a Koka International Society, na pessoa de sua presidente Sra. Okawara, Nilsa e Bernadete da cidade de Iga, ao Sr. Jorge Sakai, sempre presente e nos ajudando, e a tantos outros que seria impossível lembrar de todos, o meu muito obrigado e que Deus abençoe a todos.”

Da Redação.