Trump envia diplomata júnior para abrir “embaixada dos EUA” em Taiwan.
A Casa Branca teria escolhido deliberadamente um funcionário de baixo escalão para evitar irritar a China com a inauguração de uma representação diplomática em Taiwan.
A secretária de Estado adjunta dos EUA para Assuntos Culturais, Marie Royce, visitará a capital de Taiwan, Taipei, para participar de uma cerimônia de abertura de um novo prédio que abrigará o Instituto Americano em Taiwan, amplamente reconhecido como a embaixada americana em Taiwan.
A cerimônia será nesta terça-feira (12), no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrará com o ditador norte-coreano Kim Jong-un, em Singapura.
And now I’m thrilled to share that Marie Royce is joining @ECAatState as our new Assistant Secretary. Please join me in warmly welcoming her! You can read more about her here: https://t.co/1GYrHmpL1D pic.twitter.com/oXVFLhJDZF
— Marie Royce (@ECA_AS) 30 de março de 2018
De acordo com o Straits Times, Royce foi escolhida deliberadamente para não irritar Pequim, que considera Taiwan uma parte de seu território e se opõe fortemente a qualquer relação política direta entre Taipei e outras nações. Outros candidatos, em algum momento, supostamente incluíram o Conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton e o secretário de Saúde e Serviços Humanos, Alex Azar.
Royce é esposa do republicano Ed Royce, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, um político que promoveu vários projetos pró-Taiwan.
O Instituto Americano em Taiwan, uma ONG, é formado principalmente por funcionários do Departamento de Estado dos EUA e tem conduzido contatos não-oficiais entre Washington e Taipei desde 1979, ano em que os EUA mudaram o reconhecimento oficial e passaram a considerar Pequim como a entidade soberana sobre toda a China.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am