Imperador e Imperatriz prestam homenagem às vítimas do tsunami.
O imperador do Japão Akihito e a imperatriz Michiko prestaram homenagem às vítimas do tsunami de 2011, em uma cerimônia na província de Fukushima.
O casal Imperial visitou o distrito de Haragama, na cidade de Soma, nesta segunda-feira (11), o último dia de sua turnê de três dias pela prefeitura. A Imperatriz compareceu aos eventos do dia conforme o programado, apesar da febre na noite anterior.
Mais de 200 moradores da área foram mortos no tsunami desencadeado pelo terremoto em 11 de março de 2011. O Imperador e a Imperatriz visitaram o distrito dois meses após o desastre para homenagear as vítimas.
Segunda-feira (11) marca exatamente 7 anos e 3 meses desde o mega terremoto.
O Imperador e a Imperatriz deixaram flores brancas de crisântemo em um monumento para as vítimas, encontraram-se com as famílias enlutadas de bombeiros voluntários que morreram no tsunami enquanto tentavam levar as pessoas à segurança.
O imperador conversou com uma mãe que perdeu seu filho de 30 anos. Ele disse que ela deveria se sentir solitária, tendo perdido um filho que estava no auge de sua vida.
A imperatriz consolou outra mãe, dizendo que seu filho estava tentando salvar muitas pessoas.
O casal imperial também visitou uma instalação reconstruída em um porto de pesca. O Imperador perguntou às mulheres que trabalhavam sobre variedades de peixes. A Imperatriz expressou simpatia por suas dificuldades e esforços para reconstruir sua comunidade.
O casal imperial retornará a Tóquio na noite desta segunda-feira (11).
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am