O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, suspendeu indefinidamente mais 2 exercícios militares com a Coréia do Sul.
Mattis se reuniu com o secretário de Estado Mike Pompeo e com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, no Departamento de Defesa, na sexta-feira (. Eles discutiram maneiras de implementar os resultados da cúpula de 12 de junho entre os EUA e a Coreia do Norte.(22)
Nos dias que se seguiram à cúpula, os EUA e a Coreia do Sul suspenderam os os exercícios anuais Ulchi Freedom Guardian, simulados por computador.
Um porta-voz do Pentágono disse que Mattis decidiu suspender mais dois exercícios de treinamento, que fazem parte de um programa de intercâmbio marítimo com a Coreia do Sul. Os exercícios foram programados para acontecer nos próximos 3 meses.
O funcionário disse que a decisão foi tomada em vista das negociações diplomáticas com a Coreia do Norte. Ele disse que decisões adicionais dependerão se o Norte continuar a negociar de boa fé.
Mattis manifestou apoio ao compromisso diplomático do Departamento de Estado com a Coreia do Norte. Mas alguns membros do Congresso dizem que os EUA fizeram concessões demais.
- Mianmar expulsa enviado de Timor‑Leste após disputa diplomática - 18 de fevereiro de 2026 1:00 am
- Campanha eleitoral começa no Nepal após levante popular - 18 de fevereiro de 2026 12:52 am
- Ritual do fogo em Akita pede boa colheita no novo ano - 18 de fevereiro de 2026 12:48 am




















