Enormes perdas econômicas resultariam de um mega-terremoto no Japão.
Especialistas japoneses estimaram, pela primeira vez, os danos econômicos de longo prazo causados por um possível mega-terremoto ao longo da falha de Nankai, na costa do Pacífico no centro e oeste do Japão, ou na área metropolitana de Tóquio.
A Sociedade Japonesa de Engenheiros Civis divulgou um relatório nesta quinta-feira (7), relatando que um mega-terremoto poderia parar os sistemas de transporte e danificar instalações de produção, o que resultaria em declínios, a longo prazo, na produção e na renda.
O relatório diz ainda que, no pior dos casos, um terremoto através da falha de Nankai resultaria em prejuízos econômicos de 12,8 trilhões de dólares e um mega-terremoto em Tóquio, 7 trilhões de dólares, nos próximos 20 anos após o sismo.
O número do terremoto da falha de Nankai é aproximadamente 14 vezes o tamanho do orçamento nacional para o atual ano fiscal, enquanto o do terremoto de Tóquio é 8 vezes maior.
A sociedade dos engenheiros civis descreve isso como uma crise nacional, na qual o padrão de vida das pessoas seria reduzido por um longo período.
O relatório também diz que os danos a longo prazo podem ser reduzidos em 30% a 40%, tornando as estradas, portos e aterros mais resistentes ao terremoto.
O presidente da sociedade de engenheiros civis, Hisakazu Ohishi, disse que o dano estimado é um choque e que se um mega-terremoto acontecer agora, o resultado seria inimaginável e poderia fazer do Japão um dos países mais pobres da Ásia Oriental.
Ohishi pediu ao governo que planejasse a construção de infraestrutura para ajudar a reduzir os danos.
- Quase 3.600 alimentos terão aumento de preço no Japão - 26 de dezembro de 2025 9:43 pm
- Toyota prevê produzir mais de 10 milhões de veículos em 2026 - 26 de dezembro de 2025 9:36 pm
- Promotoria pede 10 anos de prisão para ex-presidente Yoon - 26 de dezembro de 2025 9:22 pm
















