9º reator nuclear é reativado no Japão.
Uma companhia de energia elétrica, no sudoeste do Japão, reativou outro reator na usina nuclear de Genkai, na província de Saga, depois de ter cumprido os regulamentos introduzidos depois do desastre nuclear na usina Fukushima Daiichi.
É o 9º reator no Japão a voltar on-line desde que os novos regulamentos entraram em vigor. Os reatores operacionais estão espalhados por 5 usinas.
Funcionários da Kyushu Electric Power Company iniciaram os procedimentos para reinício do reator No. 4, da usina nuclear de Genkai, neste sábado (16), removendo as hastes de controle que suprimem a fissão atômica.
O operador relata que o reator atingirá a criticidade – uma reação nuclear autossustentada – no final do sábado ou início de domingo, e começará a geração e transmissão de energia na quarta-feira (20). As operações comerciais, provavelmente, começarão em 10 de julho.
O reator número 3 da usina voltou a funcionar em março, mas encontrou vazamento de vapor em sua tubulação. A empresa realizou uma inspeção detalhada do reator nº 4 para garantir que não ocorreria o mesmo problema.
As empresas de energia elétrica dizem que até agora elas solicitaram a aprovação do regulador nuclear para reativar 26 reatores. Mas eles dizem que, no caso de 17, o reinício foi suspenso, em parte devido a atrasos no trabalho de segurança e nas avaliações dos órgãos reguladores. Eles dizem que o reator Genkai No. 4 será o último a reiniciar este ano.
- Coalizão governista recupera maioria na Câmara Baixa - 29 de novembro de 2025 5:36 am
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
















