Maestrick lança no Japão o álbum “Espresso Della Vita: Solare”.

O Maestrick, banda que teve a sua formação em São José do Rio Preto – SP, no ano de  2006, lançou no dia 23 de Maio seu novo disco, “Espresso Della Vita: Solare”, pela maior gravadora do gênero no Japão e uma das mais importantes de todo mundo, a Marquee/Avalon. Desde o início o objetivo musicalmente da banda, foi mesclar rock progressivo e heavy metal. Suas influências na época eram bandas como Queen, Rush, Yes, Jethro Tull, Iron Maiden, Metallica, Pantera, entre outros. Paralelamente ao conceito de música, eles foram muito influenciados por outros movimentos artísticos como o surrealismo (especialmente pelo trabalho de Tim Burton) e outras linguagens artísticas, como cinema, pintura, literatura,
dança e artes cênicas. Em 2011, o Maestrick formado por: Fabio Caldeira (vocal/piano), Renato “Montanha” Somera (bass/vocal), Heitor Matos (drums and percussion) e Neemias Teixeira (keyboard) apresentou ao mercado musical uma inestimável obra de arte.

O álbum de estreia “Unpuzzle!” reuniu 11 faixas de uma musicalidade genial: heavy metal progressivo plural com muitas referências de outros segmentos artísticos. Foi então que as pessoas começaram a classificar o trabalho do Maestrick como “Aquarela Musical”.“Unpuzzle!” foi excepcionalmente bem recebido pela imprensa na época. O álbum foi eleito entre os “Melhores do Ano” em todas as votações de leitores de revistas e sites especializados brasileiros. Com o lançamento do álbum na Europa, Estados Unidos e Ásia em 2013 pela Prog Power Records, o álbum também chegou à imprensa internacional e conquistou os críticos, recebendo declarações como “Obra de Mestre” (Stormbringer
– Alemanha), “Fascinante” (Metal Temple – Grécia) e “Único” (Lady Obscure – EUA).

Após a turnê em divulgação a “Unpuzzle” que passou por vários estados do Brasil, incluindo shows inesquecíveis nos festivais Roça ‘N’ Roll em Varginha/MG, ProgFest II em Lima/Peru e La Plata Prog em La Plata/Argentina, o Maestrick passou a se concentrar no processo de composição de novas músicas para seu segundo álbum.
Mas antes do lançamento do novo álbum, o Maestrick decidiu prestar uma homenagem às bandas que mais os influenciaram.

O resultado foi o EP “The Trick Side Of Some Songs” que incluiu novas versões que o Maestrick fez para clássicos dos Beatles, Yes, Pink Floyd, Queen, Rainbow e Jethro Tull. “The Trick Side Of Some Songs” foi disponibilizado para download gratuito no site oficial da banda. A faixa bônus do EP, a versão do Maestrick para “Rainbow Eyes”, havia sido lançada anteriormente no aniversário de cinco anos da morte de Ronnie James Dio.

De volta ao material original, “Espresso Della Vita” foi o título escolhido por Fabio Caldeira (vocal e piano), Renato “Montanha” Somera (baixo) e Heitor Matos (bateria) para este novo trabalho de estúdio do Maestrick.
O álbum será conceitual e lançado em dois discos separados. O primeiro, “Espresso Della Vita: Solare”, foi gravado no Rush Studios e também no Blue Note Studios, ambos no interior de São Paulo. A produção traz a assinatura do renomado Adair Daufembach que já trabalhou com bandas como Project46, Jhon Wayne, Hangar, Trayce, Hevilan, entre outros.“Espresso Della Vita: Solare” é uma observação da vida humana como “se fosse uma viagem de trem”, explica Fabio Caldeira.
“Quando partimos, começamos um novo ciclo de aprendizado, é quando conhecemos pessoas, coisas, sentimentos e paisagens. Testemunhamos o embarque de novos passageiros, assim como o desembarque de outros, às vezes amados, até que um dia é hora de nosso próprio desembarque – e a continuidade do aprendizado, fora de lá.

Tudo vai se passar num período de um dia, com o primeiro álbum, “Solare”, que terá 12 músicas representando as 12 horas do dia. O segundo será chamado “Lunare” e também terá 12 músicas representando 12 horas da noite”.
Ainda de acordo com Fabio, “Espresso Della Vita: Lunare” será gravado e lançado separadamente, mas deve ser considerado um trabalho complementar ao primeiro.
“Não apenas em termos de conceito e letras, mas musicalmente o Lunare também será complementar ao Solare”.

“Espresso Della Vita: Solare” será um trabalho que foge do convencional, por isso mesmo acaba sendo naturalmente ousado e complexo. Na música “Hijos de La Tierra” – baseada no cultivo do amor à natureza e respeito às Américas – participam sete músicos de quatro países das Américas do Norte e do Sul – entre eles a cantora Cinthia Santibañes do Crisalida. Para as gravações de corais e orquestrações que aparecem ao longo
do álbum, há mais de 20 músicos envolvidos!
Para cada instrumento o grupo fez questão de ter um especialista, caso do percussionista Fernando Freitas, professor do Projeto Guri, que aparece como convidado especial do álbum.

E o grupo não fugiu à regra quando decidiu explorar timbres de instrumentos inusitados no metal ou mesmo no rock progressivo, como é o caso do banjo, do dobro e do ukulele. Para isso convidaram dois músicos da banda de rock MrMaze, Rodrigo Pimentel (Banjo e Dobro) e Leonardo Almeida (Ukulele).
Ao contrário das práticas mercantilistas que priorizam convidados de apelo popular com o objetivo de agregar valor comercial ao álbum, o Maestrick prioriza o valor simbólico e subjetivo de sua música, de forma que todos os convidados do álbum têm necessariamente alguma relação pessoal com os músicos da banda.

O caso mais fiel é a participação de Dona Rose, avó de Fabio Caldeira. Dona Rose canta um trecho da música “Penitência”, com letras em português e uma das mais pesadas do álbum, além de ser repleta de elementos
da música brasileira.
Outra participação muito especial no disco é a do próprio produtor Adair Daufembach, responsável por gravar todas as guitarras do álbum.

“Tudo é muito emocionante”, disse o produtor diretamente de seus estúdios em Los Angeles, EUA. “Várias vezes durante a produção a lágrima veio… Eu vejo arte nisso! E eu vejo uma banda muito original. De todas as bandas que ouvi em toda a minha vida, são muito poucas as que colocam tudo em um só lugar. Espero que as pessoas vão e escutem, porque é impossível não se apaixonar por esse disco”. A capa do disco foi desenhada por Juh Leidl, artista plástica graduada pela Universidade de Campinas (Unicamp), responsável pelas exposições “Woman In Art Exhibition 2013” na Ward Nasse Gallery em Nova Iorque/EUA e pela “Exposição FAYA” em Monza e Milão na Itália.

Antes de “Espresso Della Vita: Solare” chegar às lojas, o Maestrick deu às boas-vindas ao novo tecladista Neemias Teixeira, musico brasileiro formado em piano clássico pela Universidade de São Paulo (USP), ganhador de um concurso promovido por Jordan Rudess, do Dream Theater.
O lançamento do novo álbum do Maestrick, “Espresso Della Vita: Solare”, ocorreu primeiro pela gravadora Marquee/Avalon do Japão no dia 23 de Maio. No Brasil o disco chega às lojas no dia 28 de Junho.  Nesse dia a banda estará realizando uma audição para a imprensa especializada do “Espresso Della Vita: Solare” no Central Panelaço em São Paulo.

NOVIDADE! Fábio Caldeira foi confirmado como vocalista do novo projeto internacional Holy Tide ao lado de grandes músicos italianos! “Novo supergrupo internacional de metal formado pelo baixista Joe Caputo, o ex-guitarrista do CADAVERIA, Kris Laurent e o vocalista do Maestrick, Fabio Caldeira. Em breve lançamento do álbum de estreia, “Aquila”

DISCOGRAFIA:
Unpuzzle (2011) – The Trick Side Of Some Songs (2015) – Espresso Della Vita: Solare (2018)

Crédito das fotos: Erick Mem

MANAGEMENT, BOOKING, PRESS & PROMOTION:
Eliton Tomasi (Som do Darma)
eliton@somdodarma.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/maestrick
Twitter: https://twitter.com/maestrick
Instagram: https://www.instagram.com/maestrickofficial/
Youtube: https://www.youtube.com/user/maestrickofficial

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.