
Brasil: Joaquim Barbosa desiste de candidatura à presidência.
Joaquim Barbosa anunciou, nesta terça-feira (8), que desistiu de disputar a Presidência na eleição de outubro. A decisão repercutiu entre os demais pré-candidatos que participaram de encontro com prefeitos de todo o Brasil em Niterói, no Rio de Janeiro. Entre elogios e lamentos, os presidenciáveis mostraram que irão buscar o espólio do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Barbosa anunciou desistência pelo Twitter
Na manhã desta terça-feira (8), o ex-ministro Joaquim Barbosa anunciou, por meio de sua conta no Twitter, que estava desistindo da corrida eleitoral.
“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, escreveu Barbosa em sua conta no Twitter.
O líder do PSB na Câmara, deputado Júlio Delgado, era um dos mais entusiasmados defensores da candidatura do ex-ministro do Supremo. Depois do anúncio da desistência, o parlamentar declarou a Tereza Cruvinel, colunista do JORNAL DO BRASIL, que o PSB não tem mágoas de Barbosa. Delgado garantiu que Barbosa foi “corretíssimo” em todos os momentos, pois nunca firmou o compromisso de ser candidato.
“A única coisa que lamento é que agora vamos ter uma eleição com mais do mesmo. Com candidatos da velha política, num quadro em que só ele era o novo”, disse Delgado.
Ele acha que valeu a pena a filiação de Barbosa, pois ela reposicionou o PSB no quadro nacional, deu grande visibilidade à sigla, fortalecendo-a para fazer agora seu novo caminho. Na última pesquisa Datafolha, divulgada em 15 de abril, Barbosa oscilava entre 9% e 10% das intenções de voto nos cenários em que era citado, variando entre a terceira e a quarta posição.
“Vamos decidir com mais tempo e mais calma. As especulações que estão por aí são prematuras”, comentou Delgado.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm



















