Banda Concreto lança novo EP com Vinny Appice, baterista do Black Sabbath.
A banda mineira Concreto que estará em turnê pela Europa no mês de junho, lançou seu novo single Marco da Lama, com as baterias gravadas pelo lendário Vinny Appice (Black Sabbath, DIO e outros). Eles se apresentam em Londres no Dublin Castle, tradicional casa de shows inglesa, na sexta, dia 01/06 e no sábado, 02/06, na capital irlandesa Dublin. A apresentação será no importante festival de música independente Youbloom. O festival tem duas edições anuais, sendo no primeiro semestre em Dublin (Irlanda) e no segundo em Los Angeles (EUA). Será a terceira participação seguida da banda no Youbloom Festival, tendo participado em 2016 e 2017 das edições em Los Angeles.
Marco de Lama foi gravado em Belo Horizonte em 2017 no Eminence Studio por Alan Wallace e mixado e masterizado em New Jersey (EUA) por Stephen DeAcutis (Nuclear Assault, Overkill, Cyndi Lauper, Vanilla Fudge, Gladys Knight). O contato da banda com Vinny Appice começou em 2015 quando o Concreto foi a banda de apoio do baterista em workshops e shows em BH – MG. Em 2017, o Concreto fez sua terceira passagem pela terra do Tio Sam, onde tocaram no lendário Whisky a GoGo, palco, por onde já passaram grandes nomes como Lemmy, Dio, Ozzy e Van Halen”, reflete.
Na oportunidade uma forte química aconteceu no palco e surgiu a possibilidade da parceria em estúdio. A parceria amadureceu e deu origem ao EP LAMA – 2018, sendo as baterias gravadas em Los Angeles.
O primeiro single do EP se chama Marco da Lama e é dedicada às vitimas e aos atingidos pelo desastre ambiental de Mariana – MG (2016). A música já está disponível no site da banda e nas principais plataformas de música digital.
A banda Concreto foi convidada pelo Eminence, um dos maiores nomes do cenário do Heavy Metal Mineiro, para participar do Eminence Fest, mas devido a agenda não puderam aceitar. O Evento vai acontecer no dia 09 de junho e contará com grandes nomes da cena metal e independente do Estado de Minas Gerais: Eminence, Carahter, Expurgo, Theory, Sacrificed, Paradise in Flames & *Meggera.
Formada por Marcelo Loss (baixo e voz), Túlio de Paula (guitarra e voz), Adriano Fidélis (guitarra), Teddy Almeida (bateria), a banda Concreto estreou em 1994 com um Picture Disc lançado em Los Angeles. Na sequência vieram os álbuns A Calma da Alma (1998), Aquele Que Tem (2001), Volume III (2004) e Quanto Custa a Vida (2008), gravado no estúdio Giffoni em BH durante o segundo semestre de 2007, “Quanto Custa a Vida” é composto por 20 faixas e tem produção assinada pelos próprios músicos, assim como as composições e os arranjos.
O CD traz referências de bandas de heavy-metal da década de setenta como Black Sabbath, Deep Purple e Iron Maiden. O resultado é um disco eclético que passeia livremente pelas diversas vertentes do rock e da música em geral, sem deixar de lado a sonoridade densa característica da banda.
Com letras em português, com exceção de uma canção em inglês, “Quanto Custa a Vida” aborda temas sócio-políticos e religiosos. Na faixa de abertura, homônima, que tem participação especial da violinista Lívia Dutra, o quarteto questiona o “preço” da vida: “Se é dinheiro o que você quer/Imoral o que você é/A justiça não vai prender/Quem tem muito a oferecer/(…) A ganância te faz sofrer/Toda a vida depois morrer/A miséria te faz crescer/Sua alma poder vencer”.
Na seqüência, a falsidade ideológica é retratada em “O Impostor”: “(…) Frases farsas disfarces/Esquivo ele tenta se impor/Fome fama infâmia/Moedas nas mãos do impostor”. “Viver Sem Saber”, nona faixa do disco, nos faz refletir sobre a paz e a sobrevivência no caótico planeta, enquanto “Cartel à Pátria S/A” retrata a profunda insatisfação dos integrantes da banda enquanto cidadãos brasileiros: “Não tenho pátria/Não sinto amor/Sigo em decadência/Uma constante evolução/(…) Tenho medo/Sinto ódio/Extenuado/Só penso em me vingar/Da impura casta nacional”.
Para finalizar o CD “Quanto Custa a Vida”, a última faixa do disco “Vozes D´África”, faz a pergunta metafísica que não quer calar: “Deus! Ó Deus!/Onde estás que não respondes?/Em que mundo/Em qu´estrela tu t´escondes/Embuçado nos céus?”.
Em 2012 a banda lançou um DVD Ao Vivo e em 2015 o EP Bruto, com três músicas inéditas e uma regravação, celebrando seus vinte anos de estrada. O pacote de lançamentos incluiu o DVD Concreto Ao Vivo e o novo site, onde os fãs puderam ter acesso a toda obra da banda além de interagir com seus integrantes.
O EP foi mixado e masterizado na Dinamarca pelo renomado produtor Tue Madsen, que tem no currículo trabalhos com grandes nomes como Rob Halford, Vader, Sick Of It All, Behemoth e Kataklysm. A gravação foi realizada em Belo Horizonte-MG no Estúdio WZ e teve produção de Alan Wallace e André Marcio.
O contato da banda Concreto com Tue Madsen se deu através de Alan Wallace, que trabalhou com o produtor nos dois últimos álbuns de sua banda, Eminence. A parceria entre as bandas Concreto e Eminence vem de longa data ficando mais estreita, após Marcelo Loss ter substituido o baixista do Eminence em turnês pelos EUA e China.
O Concreto estreou em 94 com um single lançado por um selo de Los Angeles no mercado americano, europeu e japonês, mas foi somente em 98 que lançou seu primeiro álbum, A Calma da Alma. Na sequência vieram Aquele Que Tem (2001), Volume III (2004) e Quanto Custa a Vida (2008). O DVD foi gravado em 2013 no estúdio Ultra (BH – MG) e mostra a banda ao vivo executando músicas de todos os discos. O áudio foi gravado por Henrique Soares e teve masterização de Hemir França (Estúdio Acústico – BH –MG). O vídeo é um trabalho da Autum Produções e Ouroboros Audiovisual.
Quanto ao recente trabalho da banda, e a parceria com Vinny Appice no EP Lama, eles mandaram as músicas e ele topou na hora. Gravou as baterias em seu estúdio, em Los Angeles e enviou de volta, para a banda. O primeiro single do EP se chama Marco da Lama e é dedicada às vitimas e aos atingidos pelo desastre ambiental de Mariana – MG (2016). A música já está disponível no site da banda e nas principais plataformas de música digital.
A música também faz referências ao momento de lama que o país vive. A canção é uma forma de prestar uma homenagem às vítimas e não deixar o desastre ser esquecido. Concreto já prepara as malas para a sua primeira turnê a Europa.
Website: http://www.bandaconcreto.com.br/site/
Facebook: https://www.facebook.com/bandaconcreto/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCpX1ECEvlzKOMFyxQspKuog
Da Redação by Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am





















