Ministros das Relações Exteriores do Japão e da China se reúnem em Tóquio.
O chanceler japonês, Taro Kono, encontrou-se com seu homólogo chinês, Wang Yi, em Tóquio.
Os dois encontraram-se neste domingo (15) à noite pela segunda vez este ano. A reunião anterior ocorreu em Pequim, em janeiro.
No início da reunião, Kono observou que esta é a primeira vez em 9 anos para os ministros das Relações Exteriores do Japão e da China fazerem visitas recíprocas. Ele disse que este é um grande passo para melhorar as relações bilaterais.
Kono disse que o Japão e a China compartilham a meta de conseguir o abandono completo, irreversível e verificável do programa nuclear da Coreia do Norte, esperando aumentar os laços bilaterais para esse fim.
Wang disse que 2018 é um ano importante para as relações China-Japão. Ele disse que as relações mostram sinais de melhoria, mas os fatores complicados e sensíveis permanecem, estando a espera de que oficiais de alto nível das duas nações troquem opiniões para melhorar os laços.
Acredita-se que ambos discutiram detalhes de uma cúpula trilateral de líderes do Japão, China e Coreia do Sul. A reunião está prevista para ocorrer no Japão, no início de maio.
Acredita-se também que eles tenham falado sobre os esforços para alcançar a desnuclearização da Península Coreana, com base nas discussões em uma cúpula realizada em março entre a China e a Coreia do Norte.
Kono e Wang também deverão participar das primeiras negociações econômicas de alto nível dos dois países, em quase 8 anos. Eles planejam trocar pontos de vista sobre a cooperação bilateral na iniciativa China Belt and Road.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am