Arroz selvagem com cogumelos.

Arroz selvagem e cogumelos são maravilhas da natureza.  O primeiro, nasce nos pântanos, o segundo, à meia noite. Para prepará-los não tem mistérios. Nesta receita, os dois se juntam num mesmo prato e resulta numa mistura delicada, saudável e deliciosa. Dos deuses!

Ingredientes:
2 xícaras (500 ml) de caldo de galinha preferencialmente feito em casa
1 xícara (180 g) de arroz selvagem
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
250 a 300 g de cogumelos frescos, (oyester, cremini e shiitake são os recomendados), cortado em fatias grossas
1 colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara de cebolinha verde fatiada
3 a 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

Modo de Preparo:
Coloque o caldo de frango em uma panela média. Leve ao fogo moderado, deixe dar uma rápida fervura e adicione o arroz. Quando voltar a ferver, tampe, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente, sem mexer, por 40 a 45 minutos até o líquido ser absorvido e o arroz ficar macio. Remova a panela do fogo e deixe descansar por 10 minutos. Destampe cuidadosamente e mexa com um garfo, somente para o arroz se soltar. Tampe a panela novamente para manter o arroz morno até o momento de servir.

Enquanto isso, em uma frigideira grande, alta, aqueça o azeite em fogo moderado. Acrescente os cogumelos e cozinhe, sem mexer, por 2 a 3 minutos. Tempere-os com o sal e a pimenta e continue cozinhando, mexendo de vez em quando (não deixe desmanchar), por mais 5 a 7 minutos até os cogumelos ficarem macios e caramelizados. Reduza o fogo, adicione a manteiga e a cebolinha, reserve um pouco delas para decorar. Cozinhe por mais 2 minutos ou até a cebolinna ficar macia. Desligue o fogo e adicione 3 colheres (sopa) de vinagre. Junte o arroz cozido e misture delicadamente. Prove o tempero, se necessário, adicione o restante do vinagre, mais sal e pimenta.

Rendimento: 6 porções

Sugestão: os cogumelos devem ser lavados rapidamente sob água fria corrente, e depois escorridos para remover qualquer excesso de água. Não os coloque de molho pois eles são como esponjas, absorvem muita água.

Dica: o tempo do cozimento do arroz irá depender do tipo do arroz. A textura deve ser levemente crespa al dente por fora, e macio por dentro. Também, a depender da qualidade do arroz, este não precisará ser lavado. Leia as instruções da embalagem.

Últimos posts por Bia Flores (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.