Vazamento de vapor na usina nuclear de Genkai, província de Saga

O operador da usina nuclear de Genkai, no sudoeste do Japão, encontrou um vazamento de vapor em um reator uma semana depois de reativá-lo, suspendendo a geração de energia no início deste sábado (31).

0
Image © (Reprodução / via NHK World) Vazamento de vapor na usina nuclear de Genkai, província de Saga - Mar/2018

Vazamento de vapor na usina nuclear de Genkai, província de Saga.

O operador da usina nuclear de Genkai, no sudoeste do Japão, encontrou um vazamento de vapor em um reator uma semana depois de reativá-lo, suspendendo a geração de energia no início deste sábado (31).

A Kyushu Electric Power Company relatou que um funcionário encontrou o pequeno vazamento no reator número 3 por volta das 19h de sexta-feira (30). A usina está localizada na cidade de Genkai, na província de Saga.

O operador relata, também, que o vapor não contém substâncias radioativas e que os postos de monitoramento ao redor da usina não mostram mudanças nos níveis de radiação. Diz que não houve danos ao meio ambiente.

A Kyushu Electric diz que o vazamento ocorreu em um tubo conectado ao equipamento que remove oxigênio, dióxido de carbono e outras substâncias do vapor.

O reator estava gerando energia a 75% de sua capacidade no momento. O operador diz que reduziu gradualmente a produção durante a noite, interrompendo-a completamente por volta das 6 da manhã deste sábado.

A Kyushu Electric relata que está trabalhando, rapidamente, para determinar a causa e retomar as operações.

O vazamento é um revés indesejado para a empresa, que colocou o reator novamente em operação no dia 23 de março, encerrando uma pausa de mais de sete anos. O reator começou a gerar e transmitir energia dois dias depois.

O reator foi suspenso para uma inspeção regular após o terremoto e o tsunami de 2011, que provocaram o acidente nuclear de Fukushima.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.