Músico e autor de livros inicia projeto solo “HighLights”.

Mário Pimentel De Castro Filho (Mario PC), é músico – saxofonista, flautista, compositor, arranjador, cantor, produtor musical e escritor. Natural de Belo Horizonte- Minas Gerais é um arietino com ascendente em capricórnio, sol em áries e lua em câncer. A arte é herança de família, já que o músico é fruto do amor entre um comerciante playboy com uma professora de expressão corporal que aquecia a vitrola ouvindo de Perez Prado a Louis Armstrong. O tio por parte do pai era bailarino.Aos 16 anos iniciou seus estudos de música com o saxofonista e flautista Otávio Leite para driblar a timidez, e paralelamente na Fundação Clóvis Salgado, nas cadeiras de teoria musical, harmonia e canto coral, com Edésio de Lara Melo e Cláudia Cimbleris. Teve sua primeira experiência musical em uma formação de grupo aos 17 anos, ao lado do cantor, violonista e compositor Marcus Rocha. Ambos atuaram juntos em uma famosa casa noturna de Belo Horizonte chamada “Morena”, e posteriormente na casa de shows “Western House”. A trajetória musical de Mário PC em Belo Horizonte contemplou seus três primeiros anos de carreira, trafegando por estilos populares e eruditos, do jazz ao rock.

Participou de formações de banda de rock com o guitarrista e ativista Giovani Lorenzini, de jazz-fusion com Alexandre Lopes, na Banda Cia Ilimitada, e teve seu encerramento coroado por uma imersão jazzística que durou dois anos com o pianista Mauro Continentino e o baixista Aurélio Dias na famosa casa noturna de jazz “Pianíssimo”. Entremeando estas participações tocou com dezenas de músicos de Belo Horizonte, participações essenciais que constituiriam a base sólida de sua formação. Dentre estes músicos, Alberto Lopes, Augusto Rennó, Wilson Lopes, Mauro Beléu, José Marcos Teixeira e Néo Andrade.

Após fracassada temporada como garimpeiro no Rio Madeira, Rondônia, parte para o Rio de Janeiro em 1985.

Década de 1980, boom do rock nacional, gravadoras internacionais sedeadas no Rio de janeiro, a vitrine nacional do Brasil. Motivado pela efervescência cultural carioca, Mário PC fixa residência na “cidade maravilhosa”, onde reside por 30 anos e constitui um nome de peso como solista e sideman. Tem o prazer e a honra de dividir palcos e estúdios com Lulu Santos, Marina Lima, Ed Motta, Paralamas do Sucesso, Midnight Blues Band, Jorge Bodart e Sérgio Coelho. Trabalha também com bandas buscando espaço na cena pop nacional. Dentre elas, “Novos Românticos”, “Punch”, com Aurélio Dias e Fernando Vidal, “Macanjo”, “The Modal Jazz Club”, com Piero Grandi, formações solo com o baterista Maskinha Loureiro, e a formação franco-brasileira “LensKraftone”. Inicia também sua trajetória como produtor musical e produtor de trilhas sonoras para os mais diversos fins, trilhas para novelas, propaganda, trilhas para jogos de celulares, cinema, com Octávio Caruso, e branding.

Autor dos livros “O Saxofone Pop dos Anos 80” e “Ilusório Relógio da Vida”, publicados pela Editora Multifoco, Mário PC gradua-se em Licenciatura em Música pela UNIRIO, no Rio de Janeiro (RJ). Dentre outros mestres, tendo como principal mestre Helder Parente, dedica-se com afinco ao estudo da flauta doce e seu extenso repertório. Atualmente, Mário PC reside em São Paulo, capital, onde trabalha também junto aos projetos da renomada pianista Eliane Pelegrini.

No momento, Mário PC encontra-se imerso em um projeto solo de pop-fusion intitulado “HighLights”, que conta com a participação dos artistas Ivan Paiakan, Fabio Canella, Vitinho Martins e Jonathan Vargas.

Website: https://www.mariopc.net/
Youtube: https://www.youtube.com/user/mariopc2014/featured

Da Redação by Cleo Oshiro

Cleo Oshiro
Últimos posts por Cleo Oshiro (exibir todos)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.