Japão e EUA relembram a mortal Batalha de Iwo Jima.
Centenas de pessoas do Japão e dos Estados Unidos participaram de uma cerimônia em memória dos soldados que morreram na feroz batalha na ilha de Ioto, no Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 21.900 soldados japoneses e cerca de 6.800 militares norte-americanos perderam suas vidas na ilha, também conhecida como Iwo jima, entre fevereiro e março de 1945.
Cerca de 230 pessoas, a maioria parentes dos mortos e oficiais do governo dos dois países, se reuniram na ilha neste sábado (24).
Tetsuro Teramoto, que lidera uma organização de famílias de soldados japoneses que morreram na batalha, discursou na cerimônia.
Ele disse que a batalha de Ioto foi, de longe, a mais desastrosa e na história da guerra, acrescentando que gostaria de oferecer suas sinceras orações pelos soldados mortos e suas condolências às famílias enlutadas.
Ministros do Gabinete Japonês participaram pela primeira vez em 3 anos. O ministro da Defesa, Itsunori Onodera, disse estar profundamente comovido com o fato de que os ex-inimigos construíram a mais forte aliança do mundo e comemoram a batalha em conjunto.
Ele disse que os dois países nunca devem esquecer que a paz e a prosperidade de hoje foram construídas sobre os sacrifícios dos mortos. Onodera acrescentou que as memórias da guerra devem ser passadas para as gerações futuras.
Os participantes, então, ofereceram flores e observaram um momento de silêncio.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am